Casos tem aumentado na região. Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Um paciente de 46 anos, natural de Lavras do Sul, pode ser o primeiro caso de morte em decorrência da dengue na região central do Estado neste ano. Conforme o secretário de Saúde de Lavras do Sul, Cacildo Goulart Delabary, a causa da morte, ocorrida nesta quarta-feira, ainda está em investigação.
Na sexta-feira passada, foi coletado material do paciente e encaminhado para exame de confirmação no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen). Conforme o secretário, com o pedido de urgência, o resultado deve ser divulgado até a sexta-feira.
Na última quinta-feira (05), o paciente chegou a publicar nas redes sociais um texto em que informava que teria testado positivo para a doença. Na publicação, o homem anexou o resultado do exame realizado em clínica particular e descreveu os sintomas que sentia à época:
Como já devem saber tive problemas de saúde desde segunda (02). Calafrios, vômito seguido de dores insuportáveis nas articulações, principalmente nos pés e joelho esquerdo, forte dor nas costas deixando muito difícil a respiração.
Prontos-atendimentos de Santa Maria voltam a registrar alta procura nesta quarta-feira
Ainda no texto, o paciente informou que estaria internado desde o dia 2 de maio, e fez um alerta sobre os perigos da doença:
Peço a todos para finalizar, se cuidem do mosquito, passem repelente no corpo, não tem outra maneira de se proteger, a doença tá aí…e é bem perigosa.
Segundo a Secretaria de Saúde de Lavras do Sul, mesmo com a infecção por dengue confirmada por exame em laboratório particular, a morte só pode ser oficialmente contabilizada após confirmação pelo Lacen.
Quando veio a óbito, o paciente estava internado no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria. Conforme informou uma familiar, a vítima não teria problemas prévios de saúde. Porém, apresentou problemas no pulmão e coração e teria morrido por parada cardiorrespiratória e falência múltipla de órgãos.
Em Santa Maria, já são 32 casos confirmados de dengue, e outros 178 em investigação.
Leia mais notícias de Saúde.